Caldas Novas é conhecida pelas propriedades termais de suas águas quentes, que podem chegar até 51º C. Entre as propriedades das águas estão a diminuição da pressão arterial, a eliminação do stress e do cansaço, o auxílio em problemas reumáticos e gastrointestinais, a desintoxicação do organismo e estímulo das glândulas endócrinas, uma acentuada elevação do vigor sexual, entre outras. Porém, para quem procura atrações fora do circuito das águas quentes, encontrará diversas opções para a prática de esportes de aventura.
Parque do Japones
Na época do Brasil Colônia, a cidade pertencia à Capitania de São Paulo e de 1722 datam os primeiros registros das riquezas minerais. Na época, um dos grupos liderados por Bartolomeu Bueno localizou as águas quentes pela primeira vez enquanto procuravam por ouro na região serrana. A descoberta levou à procura de novos locais termais, que foram chamados de Caldas Novas, para diferenciar da área serrana, denominada Caldas Velhas. No fim do século XVIII, com a extinção da era da mineração, o conhecimento das propriedades termais foi aumentando.
Precurso de bike de 80 km no entorno do Parque Estadual da Serra de Caldas Novas
Em janeiro de 1920 a Ponte São Bento foi inaugurada sobre o Rio Corumbá, ligando Caldas Novas a Ipameri, rompendo de vez o isolamento secular que limitava as possibilidades de crescimento de Caldas Novas e de todas as localidades da região. Durante muito tempo acreditou-se que as águas quentes tinham como fonte um vulcão inativo que existia embaixo da cidade. Porém, hoje em dia estudos comprovaram que o terreno é repleto de fendas e constituído predominantemente de quartzito e uma combinação de rochas porosas com fraturas no solo. Esse tipo de rocha permite que a água desça até campos mais quentes que a superfície e retorne com temperaturas mais altas.
O clima de Caldas Novas é caracterizado como tropical quente e úmido, com temperaturas chegando no máximo à 35º. Durante quase todo o ano predomina a estação seca e as chuvas duram aproximadamente três meses.
Nenhum comentário:
Postar um comentário