Vivo Fibra FSP

sexta-feira, 2 de maio de 2014

Pantanal Matogrossense


Parque Nacional do Pantanal Matogrossense


O Pantanal estende-se por algumas regiões do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraguai e Bolívia, que resultam em 250 mil quilômetros quadrados. Um dos territórios mais ricos do Brasil em fauna e flora, é considerado pela Unesco como um Patrimônio Natural Mundial e Reserva da Biosfera.







 O local é formado por uma planície e está situado na Bacia Hidrográfica do Alto do Paraguai. Uma curiosidade é o Rio Paraguai, que alaga algumas áreas formando pântanos, que ajudam na proliferação das espécies. Este sintoma acontece entre os meses de novembro a abril.





A paisagem representa a maior concentração de fauna do neotrópico, incluindo várias espécies ameaçadas de extinção de mamíferos, répteis e peixes; além de servir como habitat para uma enorme variedade de aves tanto nativas como proeminentes de outras áreas das Américas. Sua importância foi reconhecida como Reserva da Biosfera Mundial pela Unesco.

Já a vegetação é caracterizada por uma área de tensão ecológica de contato entre as regiões fitoecológicas da Savana ou Cerrado e da Floresta Estacional Semidecídua.


Na área do parque, ocorre o ceifado gramíneo-lenhoso, ou campo, de coloração verde na época das chuvas e mais amarelado na estação seca. Com altura não superior a 20 metros, é comum se ver nas áreas menos alagadas grandes agrupamentos de Buritis, além dos típicos Cambarás, Paus-d'alho, Aroeirinhas e Louros.


Toda a variada gama de vegetação; de solo e de relevo; a alternância do ciclo das águas; o clima e a insolação propiciam ambientes favoráveis a uma produção alimentar notável, tanto no plano visível quanto no de microvidas.




FAUNA


O ecossistema do Pantanal é bem variado e oferece uma grande diversidade de fauna e flora que convivem em um perfeito equilíbrio. São os mais exóticos tipos de animais, entre eles a onça-pintada, jacarés, tatu, bicho-preguiça, tamanduá, entre outros.





Recomendações aos visitantes:


  • O melhor meio de transporte para circular pela região é um veículo 4x4, devido às estradas de terra; 
  • Contrate um guia que conheça bem a região para não se perder durante os passeios e tenha muito espírito de aventura; 
  • Não realizar a pesca e a caça esportiva que são proibidas no interior do Parque; 
  • Não coletar ou caçar qualquer espécie de animal ou vegetal; 
  • Ao fotografar ou desfrutar do lazer junto à natureza, evite molestar os animais; 
  • Lembre-se: o Parque destina-se à preservação total do seu ambiente, portanto é importante recolher e trazer todo o seu lixo de volta. 





Como chegar 

O acesso é feito através da MT-060, partindo-se de Cuiabá até Poconé, por 100 Km em via asfaltada e continuando pela rodovia Transpantaneira por mais 147 Km até Porto Jofre, às margens do rio Cuiabá. De Porto Jofre até o Parque o acesso é apenas por via fluvial, navegando-se por aproximadamente 4 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário