Este monumento em homenagem ao patrono do exercito brasileiro, originou a maior escultura eqüestre do mundo, tendo o cavalo mais de 11 metros de comprimento, equivalente ao tamanho de um ônibus, e a altura do monumento corresponde a um prédio de 10 andares. Durante o projeto contou com a colaboração da população operária que dou um (1) dia de salário para construção do monumento, que foi produzido nas oficinas do Liceu de Artes e Ofícios, onde em julho de 1950, foi servido um almoço para 50 (cinqüenta) convidados dentro da barriga do cavalo, estava presente o Governador Ademar de Barros e autoridades da época. A obra do artista Victor Brecheret seria instalada no Largo do Paissandu (dec.40), mas o artista contemplava a Praça das Bandeiras no Vale do Anhangabaú (dec.50). Por fim, a obra foi erguida pela Prefeitura na Praça Princesa Isabel em 25 de agosto de 1960, no dia do soldado.
Aqui você encontrará posts de lugares paradisíacos nacionais e internacionais e diversão pra criançada. Embora fazer as malas?!!!
quinta-feira, 28 de março de 2013
segunda-feira, 25 de março de 2013
TANZÂNIA
O país africano é a escolha certa para quem gosta de explorar a natureza. Dividida em 26 regiões, a nação inclui o arquipélago de Zanzibar, repleto de belas praias e onde fica a Cidade de Pedra, um antigo centro comercial que forma um verdadeiro labirinto de construções históricas. Arusha, a capital da região de mesmo nome, está próxima a algumas das melhores atrações. É obrigatório fazer um safári pelo Serengeti, que se desdobra em parques nacionais e concentra grande quantidade de mamíferos. Lá, uma operadora oferece ainda vôos de balão. A cratera do Ngorongoro, uma das maiores caldeiras – uma estrutura vulcânica que colapsou – intactas do mundo, pode ser considerada um dos lugares de beleza natural mais incríveis da Tanzânia. Entre estes dois pontos, vale fazer uma parada no Parque Nacional Lago Manyara, localizado abaixo de penhascos. Pássaros coloridos e as árvores baobá são alguns dos encantos do local. Há a opção de encarar uma expedição para escalar pontos como o Monte Kilimanjaro - o ponto culminante da África com seus 5985 metros de altitude e cada vez menos 'eternas´ neves de seus picos -, e o Monte Meru, numa experiência memorável. No Parque Nacional de Tarangire, mais dois bons exemplos da imensidão das savanas africanas e da diversidade da vida selvagem.
Para explorar o país muitos turistas não abrem mão do conforto de bem equipados lodges, com todo tipo de estrutura para receber bem os endinheirados que participam dos safáris em busca de belos animais como elefantes, guepardos, leões e búfalos, além de manadas gigantescas de gnus, zebras, impalas e antílopes.
No entanto, uma das mais gratificantes experiências dessa jornada é conhecer um pouco da cultura e costumes do povo masai. O estilo de vida desses pastores vem sendo tolhido por medidas governamentais que os impede de adentrar suas terras ancestrais (para proteger a região do Ngorongoro, diga-se de passagem) e o que resta são bizarras excursões turísticas para ver suas danças. Seja participando desses passeios ou tendo experiências mais autênticas, é bom reservar respeito a esses bravos homens e mulheres das savanas.
COISAS PELA QUAL A TANZÂNIA É FAMOSA...
A grande migração de animais do Serengeti, o monte Kilimanjaro, o delicioso café, a cratera do Ngorongoro, as ilhas de Zanzibar e... Farrokh Bulsara, um cantor local mais conhecido por seus fãs como Freddy Mercure.
COMO CHEGAR
O trajeto mais prático para chegar à Tanzânia é voar até Johannesburgo, na África do Sul, e depois pegar uma conexão para Nairóbi, no Quênia. A passagem para fazer toda essa rota custa dese US$ 1682 na South African Airways. De lá, a melhor opção é ir de carro até Arusha - ou, então, pegar algum voo de companhias menores, como a Precision Air.
sexta-feira, 22 de março de 2013
Praia da Ponta de Areia – Ilha de Itaparica BA
A Ilha de Itaparica, na Bahia, é um dos lugares turísicos mais procurados do Recôncavo Baiano. Suas praias atraem inúmeros turistas que procuram por tranquilidade e descanso. Entre elas está a Praia da Ponta de Areia, a mais visitada e badalada da Ilha. Entre as praias do local essa é a mais próxima de Salvador o que lhe garante uma frequencia alta. A Praia da Ponta de Areia chega a medir 3,5 Km de extensão.
Seu mar sossegado sem ondas fortes é perfeito para o banho de mar da criançada. A Praia de Ponta de Areia também é muito frequentada por turistas que encontram no local o clima perfeito para a prática de esportes náuticos e passeios de caiaque. A infra-estrutura local é excelente possuindo diversas cabanas de praia e casa que podem ser alugadas no veraneio.
quarta-feira, 20 de março de 2013
Sao Paulo - Fonte dos Desejos - Homenagem à Antônio Carlos Gomes
Os Annaes da Câmara Municipal de São Paulo de 1908 mencionavam a existência de um projeto para homenagear o compositor Antônio Carlos Gomes (Campinas, 1836 – Belém, 1895) com uma estátua em praça pública. No ano seguinte, por iniciativa do maestro Luiz Chiafarelli e de Gelásio Pimenta, jornalista campineiro e professor do Conservatório Dramático e Musical de São Paulo, formou-se uma comissão executiva destinada a arrecadar fundos para a construção de um monumento ao compositor. Os membros da comissão eram figuras de destaque da colônia italiana radicada em São Paulo, como os condes Francisco Matarazzo e Alexandre Siciliano, que pretendiam homenagear a cidade e o Brasil no Centenário da Independência. A escolha de Carlos Gomes se deveu ao amor do compositor pela Itália, onde residiu e compôs grande parte de suas obras. A execução do monumento, no entanto, só foi providenciada mais tarde, com a contratação do escultor Luiz Brizzollara (Chiavari, Itália, 1868 – Gênova, Itália, 1937) em 1920, através de um acordo entre italianos e o Governo do Estado. A colônia italiana teria contribuído com metade dos custos; o Governo do Estado e a Prefeitura com outra parte.
O projeto do monumento foi aprovado pela Lei Municipal nº 2516, de 7 de agosto de 1922, assinada pelo prefeito Firmiano de Moraes Pinto. O local escolhido para sua implantação foi a esplanada do Theatro Municipal, no Parque Anhangabaú. Para tanto, a Prefeitura autorizou, conforme orçamento apresentado pelo engenheiro Francisco de Paula Ramos de Azevedo, uma verba de sessenta e cinco contos e sessenta e um mil e quinhentos réis, destinada às obras necessárias para adaptação do local, de forma a receber o monumento, inaugurado no dia 12 de outubro de 1922. O conjunto escultórico foi executado pela Camiani e Guastini Fonderia Artística in Bronzo, de Pistóia, na Itália.
Composto por alegorias e estátuas de personagens das óperas mais importantes de Carlos Gomes, o monumento forma, com o Theatro Municipal, um conjunto harmônico e grandioso. No alto, em destaque, está a estátua em bronze do compositor, ladeado pelas alegorias à Música e à Poesia, esculpidas em mármore Carrara. Abaixo, no centro da fonte, um grupo escultórico denominado Glória, é formado por uma figura feminina – a República – sobre a esfera celeste com a inscrição positivista “Ordem e Progresso”, conduzida por um grupo de três cavalos alados e com nadadeiras, que jorram água pelas narinas.
Em 1957, o prefeito Adhemar de Barros recebeu a escritora italiana Mercedes La Valle, que lhe entregou um frasco com água da Fontana di Trevi, de Roma. Durante cerimônia no Monumento a Carlos Gomes, o prefeito despejou a água na fonte, como num batismo, dando a ela o nome de Fonte dos Desejos.
Em nível intermediário das escadarias, encontram-se as estátuas de Lo Schiavo (ópera de 1889) e de Maria Tudor (1879). Junto ao guarda-corpo das escadarias, no seu ponto mais baixo, estão Condor (Odalea, 1891) e Fosca (1873). Salvator Rosa (1874) e O Guarany (1870 - baseado no romance homônimo de José de Alencar), estão nos degraus à frente da fonte. Os grupos escultóricos Itália e Estados Unidos do Brasil estão posicionados nas extremidades do conjunto e em primeiro plano. Itália é representada pela figura de uma mulher ajoelhada, com uma espada na mão direita e apoiando a mão esquerda sobre uma estatueta da Vitória de Samotrácia, que, por sua vez, é sustentada pelo gênio das Belas Artes – um homem sentado aos pés de Itália. Estados Unidos do Brasil traz uma mulher em pé, com a bandeira do Brasil na mão esquerda. Um homem, representando o povo, se ajoelha e beija seus pés.
A estátua de Condor amolda-se à extremidade inferior do balaústre da escadaria. Quem desce a escadaria tem a impressão de que Condor lhe estende a mão, como num cumprimento. De tanto ser tocado, o bronze perdeu a pátina e São Paulo ganhou uma lenda: em visita à capital paulista, o viajante que tocar um dos dedos de Condor encontrará a sorte. Em respeito à tradição popular, restauradores do DPH optaram por não recompor a pátina da mão de Condor durante a restauração executada em 2001.
quarta-feira, 13 de março de 2013
PARQUE DO IBIRAPUERA


Na enorme área verde, cravada entre importantes avenidas, há quem venha correr, pedalar, andar de skate, jogar bola, passear com o cachorro ou apenas deitar na grama. A fauna e a flora garantem o cenário de tranquilidade: são mais de 160 espécies de animais, além de árvores como ipês, jaqueiras e paus-brasil. O Ibirapuera é também um centro cultural gigante, que reúne o MAM, o Museu Afro-Brasil, o Pavilhão das Culturas Brasileiras, o Planetário, o prédio da Oca (que abriga exposições), a Bienal (palco de grandes eventos) e o MAC-USP, em frente, no antigo prédio do Detran. Há ainda programação de shows no Auditório Ibirapuera (pagos) e, aos domingos, na Praça da Paz (grátis). Tudo isso entre jardins criados por Burle Marx e prédios de Oscar Niemeyer. À noite, dá para assistir ao show de água, som e luzes (20h às 21h) dos 673 chafarizes instalados no lago.
domingo, 3 de março de 2013
Vale do medo - África
No Grande Vale Rift são abundantes as chuvas, os lagos profundos, o solo vulcânico e a biodiversidade. Também está ali a maior densidade demográfica do planeta.
Uma rede de pesca grande é estendida para secar em Kiryamboga, um vilarejo no lago Albert. Na medida em que a quantidade foi diminuindo graças à pesca excessiva, os aldeões se sentem compelidos a usar as redes de malha fina, ilegais, até mesmo redes de mosquitos convertidas, para tirar o máximo possível da água, incluindo peixes imaturos – assim baixando o estoque do lago ainda mais.
Búfalos africanos fazem trilhas na lama salgada na beira de um lago de cratera no Parque Nacional Queen Elizabeth.
Soldados do governo patrulham as ruas de um assentamento dentro do parque nacional Virunga, próximo ao lago Edward. Sua missão é proteger civis e guardas florestais de ataques das milícias.
Atentos aos visitantes humanos, um jovem gorila-das-montanhas e sua mãe se mantêm impassíveis no Parque Nacional Bwindi. Quando a reserva foi criada, em 1991, os moradores se ressentiram de não mais poder entrar na selva, onde buscavam mel e madeira. Hoje o parque divide a renda dos turistas interessados nos primatas com as comunidades – uma trégua nas disputas por espaços vitais.
Assinar:
Postagens (Atom)